Uma feira de negócios inédita em Londrina, o “Cena em Movimento” pretende estimular o mercado de produções voltadas às artes cênicas e de gestão de espaços culturais.

A abertura será no próximo sábado (23), às 15h, no auditório da ACIL, no primeiro andar do Palácio do Comércio (Rua Minas Gerais, 297), com uma conversa aberta sobre Negócios da Cultura.

Quem comanda o debate é uma dupla de especialistas em produção cultural, patrocínio, leis de incentivo e consultoria criativa.

A publicitária Ívina Passos e a gestora cultural Monique Cardoso, fundadoras da Ato Marketing Cultural, agência de Fortaleza que se tornou referência nacional no setor, vão compartilhar conteúdo fundamentado em 14 anos de vivência, incluindo erros e acertos que marcaram suas trajetórias.

Elas adiantam que evitam defender fórmulas prontas, preferindo se concentrar em saberes que fazem sentido para a cena.

Inscrições gratuitas pelo link: https://www.sympla.com.br/cena-em-movimento—negocios-de-cultura__2730257

“Mortes Ardentes, Paixões Enterradas” é um espetáculo de palhaçaria para jovens e adultos, fruto do encontro de dois grandes nomes da palhaçaria feminina no Brasil: Silvia Leblon e Adelvane Néia. 

A peça traz ao público o momento em que, em uma fatídica apresentação, Spirulina interpreta o seu desfalecimento com tanta veracidade que a Morte acredita e vem buscá-la. Cabe à sua parceira de cena Margarida a árdua tarefa de encontrá-la e desenterrá-la para que elas voltem a apresentar seu espetáculo. O problema é que esta não é a única versão dos fatos. 

O espetáculo terá audiodescrição e Interpretação em Libras.

Classificação: 10 anos

“PRET(A)- resquícios de uma mulher só” é um espetáculo de contação de histórias criado pela atriz e cantora Thainara Pereira. Inspirado em cordeis recolhidos do livro “Heroínas negras em 15 cordeis” de Jarid Arraes, o espetáculo traz as histórias de Dandara, Mariana Criola, Zacimba, que se cruzam e se confundem entre lendas e verdades. Mas o presente é vivo e pulsa tanto quanto as canções que permeiam as cenas, fazendo o público olhar para trás e compreender melhor a própria história. 

Espetáculo terá audiodescrição e Interpretação em Libras.

Classificação Livre 

Formado por um grupo de multiartistas, o coletivo Fresta apresenta a sua primeira obra, uma história cheia de humor, mistério e surpresas! O espetáculo infantil, voltado para crianças de todas as idades, traz a história de Di e Dum, dois carismáticos vendedores, que oferecem relíquias curiosas e histórias fascinantes na encantadora Ilha de Miragem. Em um dia especial, exibem um artefato mágico, mas ninguém oferece o valor esperado. Enquanto tentam convencer o público da importância do objeto, contando sobre suas peripécias em alto mar, algo inesperado acontece e revela o seu verdadeiro valor.

Espetáculo terá Interpretação em Libras.

Classificação Livre.

Em seu recém lançado espetáculo, criado durante a pandemia e com direção de Lily Curcio, 

O grupo Triolé traz os palhaços Lambreta (Gerson Bernardes) e Mereceu (Alexandre Simioni) interagindo com a temática da morte e seus temas recorrentes. 

Em cena, Lambreta e Mereceu se deparam com o inevitável, com a única certeza da vida. E de frente à morte, o que nos resta fazer? Entre cerimônias e solenidades, ritos e rituais, os dois palhaços descobrem na relação da dupla a maneira própria de se despedir ou de se encontrar com o amigo que partiu, ou melhor… não deu partida! 

O espetáculo terá Interpretação em Libras.

Classificação: 10 anos.

O espetáculo ‘’Vicência Vermelha Viva’’ é o segundo solo da multiartista Kênia Bergo, com direção de Daniele Santana e assistência de direção de Nayane de Abreu. A performance foi baseada na história de vida de Vicência Moreira de Brito, uma mulher nordestina que se negou a ser “viúva da seca” e, em vez de ficar esperando o marido que foi pro Sul em busca de uma vida melhor, resolveu acompanhá-lo. Saindo do Ceará, indo para São Paulo e acabando no interior do Paraná, Vicência perdeu um filho para fome, mas teve muitos netos e histórias para contar. 

Espetáculo terá Interpretação em Libras.

Classificação: 12 anos

Em “O Pássaro Azul”, Hanny Reis e Gustavo Bertin, da “Cia Cirko Volante”, tratam a leitura como o prazer do encontro consigo e com a criatividade de cada um. O espetáculo  traz atores e bonecos percorrendo divagações imagéticas, locais e delicadezas sensíveis ao universo da literatura e do sonho. Um convite ao espectador à uma viagem-sonho junto com a personagem que encontra em seu devaneio de leitura, um pássaro que o conduz para uma aventura por lugares fantásticos, onde imaginação e realidade coexistem.

Espetáculo terá Interpretação em Libras.

Classificação Livre.